Daytripper: vida, morte e escolhas

“Eu queria escrever sobre a vida e olha prá mim agora…
eu só escrevo sobre morte”
Brás de Oliva Domingos

Daytripper é um viajante de dia. Para os que ouvem Beatles, Daytripper pode ser uma mulher que não quer um relacionamento sério, ou ainda, sobre ácido lisérgico, como afirmou McCartney em uma entrevista pra BBC Brasil, em 2004 (She was a day tripper / One way ticket, yeah / It took me so long to find out / And I found out).

Para os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, Daytripper é questionamento: Qual é o momento mais importante de sua vida? Quais são os momentos importantes que fizeram a sua vida?

Imagem Flickr 10 pãezinhos

Ilustração da capa de Daytripper, Flickr 10 pãezinhos

Lançado em 2010, Daytripper é poesia e reflexão, vida e morte, infância e velhice. É alma e significado.

O livro ganhou os prêmios Eisner (principal premiação de quadrinhos dos Estados Unidos), Harvey e Eagle, em 2011.  A obra foi indicada ao Shel Dorf Awards, e ficou duas semanas na lista de coletâneas em quadrinhos mais vendidas do The New York Times.

A HQ conta a história do escritor de obituários, Brás de Oliva Domingos, em diversos momentos da sua vida. Fala do primeiro beijo, o primeiro amor e a primeira desilusão amorosa, conta a história do segundo amor, do verdadeiro amigo, do filho, o primeiro livro e uma sucessão de primeiros, segundos e terceiros que constroem uma vida.

Daytripper é uma viagem de Brás de Oliva, mas com certeza os leitores vão se identificar com os diversos momentos da vida do protagonista.

Imagem Flickr 10 pãezinhos

Ilustração da capa Daytripper finalizada, Flickr 10 pãezinhos

É best porque..

A história não segue uma cronologia, passado e futuro se misturam a cada capítulo em páginas e quadros muito bem elaborados. Essa alternância do tempo, em Daytripper, cria uma narrativa impar que prende o leitor até o final da história. As ilustração são um show à parte, não apenas compõe os diálogos mas ampliam os significados em cada quadro.

 

Obs.: As imagens que ilustram este post são do Flickr 10 Pãezinhos  criado por Fábio Moon & Gabriel Bá.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *